quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Um breve relato


         As abelhas sem ferrão são pouco conhecidas e muitas vezes confundidas por pessoas leigas ao assunto, com as abelhas africanizadas.
        Chegam a passar despercebidas, mas têm uma importância gigantesca na polinização das nossas matas nativas. Seu trabalho é essencial para a manutenção da diversidade da flora e até mesmo da fauna que se alimenta dos frutos que resultam dessa polinização.         
        Desempenham tarefa de grande importância para o desenvolvimento das matas e dos ecossistemas, contribuindo na preservação. das mais variadas espécies, que, trabalhando em conjunto com outros seres, mantêm a natureza em perfeito equilíbrio.
        Cerca de 90% das árvores Brasileiras dependem da polinização realizada pelas abelhas nativas e sem elas, a maioria dessas espécies simplesmente desapareceriam. A destruição de seus ambientes naturais vem colocando a maioria das abelhas nativas em risco de desaparecer e isso se dá pelo fato da destruição acelerada de seus ecossistemas naturais.
        Dentre as principais ASFs Brasileiras, estão as Uruçus, as Mandaçaias, as jandaíras, as Jataís. Sendo que muitas outras espécies são encontradas tanto na natureza como cuidadas e protegidas em meliponários, por amantes desses insetos fascinantes. 





                                          Uruçu amarela (Melipona Rifiventris)

                                          Abelha Rajadinha (Melipona Asilvae)

                                          Uruçu verdadeira (Melipona Scutellaris)

Abelha Mirim

                                          Mussambê (Cleome spinosa) Planta melífera muito visitada pelas ASF.

                                         Abelha Rajadinha, considerada a menor melípona Brasileira.

                                          Abelha Rajadinha coletando pólen na flor da Jurubeba 


                                          Abelha Mandaçaia ( Melipona Quadrifaciata ) coletando na flor do Mussambê.


Um comentário:

  1. Visitei o meliponário Salomé e adorei as informações que postou para ajudar os iniciantes! Parabéns e muito obrigada!!!

    ResponderExcluir